domingo, 1 de abril de 2012


INSTITUTO RICARDO BRENNAND – RECIFE - BRASIL

O Instituto Ricardo Brennand fica em Recife, próximo ao campus da UFPE e do IFPE.

Logo na entrada, o visitante é recepcionado por uma linda entrada margeada de palmeiras imperiais, que dá a primeira noção do que vai ser visto. Deixamos o carro no estacionamento, que é bem amplo e nos dirigimos para o conjunto das construções (são três prédios).


A primeira surpresa é o estilo das construções, sendo o complexo conhecido como Castelo São João, exatamente por isto, parece um castelo medieval, apesar de se tratar de uma construção recente. As construções têm alguns detalhes interessantes, como uma ponte levadiça, altar gótico e vitrais lindíssimos!





Quando chegamos, fomos ao prédio onde está exposta a coleção de objetos históricos de diversos períodos, o que inclui esculturas, pinturas, desenhos, porcelanas, arte religiosa, tapetes, enfim, um acervo tão vasto que uma visitinha de algumas poucas horas não é suficiente para se apreciar tudo! Também fazem parte do acervo documentos, livros, moedas e mobiliário.





Na entrada, tem uma fonte, com uma escultura, onde os visitantes jogam moedinhas e formulam um desejo!



Em um outro prédio fica a exposição de armas brancas, com um dos maiores acervos do mundo, com mais de três mil peças, incluindo todos os tipos de instrumentos perfurantes e cortantes, decorados ou não, além de armaduras inteiras, vindos de várias partes do mundo.





São tantas as obras em exposição e que merecem uma visita mais demorada para que se possa ter a exata noção do que está à vista do visitante.



E, além disto, não se pode deixar de falar do imenso parque que circunda os edifícios, onde são expostas um sem número de esculturas, dentre elas uma cópia da famosíssima David, de Michelangelo.



Os bancos espalhados pelo parque são também uma atração. Vejam aí embaixo!!!


Chama a atenção o fato de o lugar ser super bem cuidado, com imensos gramados e, como não poderia deixar de ser, tivemos uma boa surpresa ao sairmos do local: as garças estavam se preparando para o seu sono, ocupando os seus lugares nas árvores próximas ao lago!

Um belo espetáculo da natureza!!

4 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog!!!!!!!
    Lindo demais e vendo todas estas maravilhas dá uma vontade louca de viajar!
    Amei e virei fã!

    ResponderExcluir
  2. uau venho fazer a visita inaugural do Blog e me deapro com esta linda postagem!
    amei
    amei mais ainda pois tenho algumas Xicaras anos 50/60 de Brennand em minha coleção!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei surpresa com a descrição deste local. Moro pertinho e nunca sequer tinha ouvido falar. Vou conhecer com certeza.

    ResponderExcluir
  4. De fato, é um local inusitado e surpreendente que vale a pena conhecer!!

    ResponderExcluir