domingo, 27 de maio de 2012

CHAPADA DIAMANTINA - BAHIA - BRASIL - PARTE II

 


Continuando a série de postagens sobre a Chapada Diamantina, iniciaremos com as trilhas percorridas por nosso grupo comandado por Gilson, da Pé na Estrada, na região.
No primeiro dia, fomos a algumas das atrações que ficam pertinho de Lençóis. Começamos margeando o rio do mesmo nome que banha a cidade, onde ainda se pode ver as lavadeiras fazendo o seu trabalho.



Saindo a pé da cidade, uma caminhada de apenas quinze minutos nos leva a uma das atrações mais visitadas da cidade, os caldeirões do Serrano, onde a água que desliza pelos rochedos dos rios caem em poços perfurados na própria pedra, criando "caldeirões", com pequenas cachoeiras, que permitem um banho gelado revigorante!



Suas águas escuras deslizam por pedras e piscinas naturais, um verdadeiro banho de beleza!




Depois do banho nos poços, saímos caminhando mais um pouco e chegamos ao Salão de Areias Coloridas, formado pela decomposição de rochas. Dá a impressão de uma caverna, sendo que a areia tem diversos tons.


 


 


O caminho é fácil, mas tem muitas áreas molhadas, que podem causar escorregões, o que torna necessário um par de tênis específico para caminhadas, com solado aderente.


 


Seguimos a nossa trilha, onde, depois de escalar algumas pedras, chegamos à cachoeira Primavera.



Bem pertinho está a cachoeirinha, menos caudalosa, mas igualmente bela.

Um cenário tão inspirador, que flagramos esta leitura contemplativa! Sequer percebeu a nossa presença!

Acima da cachoeirinha, escondida entre os rochedos, mais uma caminhadazinha e tivemos acesso a um mirante de onde pudemos admirar uma linda vista do vale e da cidade!


Por fim, fizemos o caminho de volta a Lençóis, apreciando a beleza da região e da cidade, como dá para notar das fotos que fizemos.


 





Olhem que lindo os pingos da chuva presos na teia de aranha!

3 comentários:

  1. A água dos "caldeirões" era tão gelaaaaaaaaaaaada. Ainda assim, enfrentamos!

    ResponderExcluir
  2. trabalho bacana o desse blog. Nos traz a nítida sensação de que realmente estamos a conhecer o lugar, sempre com belas fotos ilustrativas e perfeita narração.

    ResponderExcluir
  3. Querooooo ir!!!

    ResponderExcluir