segunda-feira, 13 de agosto de 2012


MERCADO MUNICIPAL – SÃO PAULO - BRASIL

Os mercados são locais que trazem experiências únicas para quem quer realmente conhecer os hábitos e costumes dos habitantes de uma cidade. E isso não é diferente em São Paulo, apesar de ser uma megalópole.
Para começar, é interessante admirar o edifício de 12.600 metros quadrados onde está localizado o Mercado Municipal, construído em estilo eclético, no período compreendido entre 1928 e 1933, com projeto do arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo e desenho das fachadas de Felisberto Ranzini.

O prédio é ornado com vitrais que trazem luz ao seu interior, executados pelo artista russo Conrado Sorgenicht Filho, que também fez outros trabalhos, como a Catedral da Sé.


Em 2004 foi feita uma reforma no edifício, com recuperação da fachada e vitrais, além da construção de um mezanino, onde estão localizados outros vários bares e restaurantes, posição perfeita para ficar vendo o vai e vem das pessoas lá embaixo.

Depois disto, o local passou a ser frequentado por turistas, que vão ao mercado para conhecer o famoso sanduíche de mortadela. E haja fome e disposição para conseguir dar conta, porque o pessoal capricha na quantidade de recheio! Também são famosos os bolinhos de bacalhau e, claro, o chopp tradicional!

Fora isso, é um programa se perder pelos corredores, somente olhando a variedade de produtos à disposição dos consumidores, como queijos, vinhos, frios e especiarias!!




E admirar a beleza das frutas exóticas que se amontoam nas prateleiras e experimentar um mundo de sabores diferentes! Uma festa para os sentidos!!



domingo, 5 de agosto de 2012


PRAÇA BENEDITO CALIXTO – SÃO PAULO – BRASIL

A Praça Benedito Calixto está localizada no bairro de Pinheiros, em São Paulo, tendo esta denominação em homenagem ao pintor do mesmo nome, que foi considerado um dos maiores de sua época, sendo sua obra composta de paisagens.

A área da praça é de aproximados 4.500 m2, com a Igreja do Calvário em um dos lados, o que lhe dá um toque todo especial.

Em 1985, havia a necessidade de realização de reformas, motivo porque um grupo de amigos, moradores do bairro, reuniu-se para fundar uma associação. A partir daí, foi idealizada a organização de uma feira, diante da constatação de que existiam nas proximidades da praça vários artistas e artesãos, podendo ser utilizado o espaço comum que estava sem destinação.

Segundo informações constantes do site da associação, o objetivo inicial da feira era propiciar aos artistas e músicos um espaço onde pudessem mostrar o seu trabalho, tendo o primeiro evento ocorrido em novembro de 1987, que obteve o sucesso almejado.

Desde então, passou a se realizar em todos os sábados, de 9:00 às 18:00 horas, na praça, uma feira de antiguidades, artes e lazer, com diversos stands, onde são vendidos todos os tipos de antiguidades – algumas nem tão antigas assim – e artesanato, além de barracas com comidas.



É preciso paciência para passear entre as barracas e garimpar peças interessantes, prestando sempre muita atenção, porque, entre tantas peças, algumas quinquilharias, é possível encontrar produtos de rara beleza, que remetem a um tempo que não volta mais!



Também não se pode deixar de explorar as lojas e galerias ao redor da praça, onde algumas feiras paralelas são montadas também no sábado, com roupas diferentes e artesanais, além de produtos como sapatos, bolsas e bijuterias! Tem ainda diversas lojas de decoração que valem a pena ser vistas.


E, quando o cansaço bater, é hora de explorar os restaurantes que ficam por perto, alguns bem famosos, como o Consulado Mineiro!