domingo, 29 de abril de 2012


PENEDO E RIO SÃO FRANCISCO – ALAGOAS – BRASIL

 

A cidade de Penedo está localizada às margens do Rio São Francisco, sendo considerada uma das principais cidades históricas do Brasil. Foi elevada à condição de vila em 1636 – Vila do Penedo do São Francisco – e adotou posteriormente a denominação de Penedo do Rio São Francisco.


Realmente, os prédios de arquitetura colonial são belíssimos, tanto que a cidade é considerada a Ouro Preto do Nordeste.

Chegamos à cidade no final da tarde e resolvemos conhecê-la um pouco, andando a pé para ter noção do que iríamos ver mais tarde.


Depois disto, fomos para a Pousada Colonial, um prédio bem antigo, do Século XVIII, com pé direito alto, tábuas no piso que rangem, que foi a primeira residência da família Lemos e depois o Colégio Anchieta. Dava até para imaginar os fantasmas vagando pelos corredores. Vejam o detalhe da fechadura!

No dia seguinte, resolvemos acordar cedinho para explorar mais um pouco o local, já que estávamos somente de passagem e o resultado se pode ver nas fotos abaixo. Linda amostra da arquitetura da época do Brasil Colônia!!


Muito interessante o Oratório da Forca, onde os condenados passavam sua última noite em oração, para aguardar a sua execução.

Chamou a nossa atenção a Igreja de Nossa Senhora da Corrente, pertinho da pousada onde ficamos, onde eram escondidos os escravos fugitivos em uma espécie de nicho, onde ficavam por dias, até ser possível o sucesso da fuga.


 


 


Olhem só mais um espetáculo da natureza que presenciamos lá!


Depois disso, fomos para a cidade de Piaçabuçu, última cidade onde o Rio São Francisco passa, antes de chegar ao mar, para pegar o barco que nos levaria à foz do rio, distante 13 quilômetros. Lavadeiras na beira do rio trazem resquícios de tempos mais antigos.


Foi uma viagem tranquila, naquele mundo de águas, onde foram gravadas cenas do filme Deus é Brasileiro. São lindas paisagens, com muitas dunas, ilhas fluviais, casinhas de sapé, que remetem a uma época já distante e fora da nossa realidade.


 


 


Quando chegamos à foz, parada para um banho. Interessante notar a forma de exposição do artesanato local.


 


 



No retorno, uma surpresinha! Um peixe razoavelmente grande se joga dentro do nosso barco!

3 comentários:

  1. Quando estive lá em Penedo não havia o que não merecesse ser fotografado...amei a feira de artesanato!! Um lugar especial mesmo!!

    ResponderExcluir
  2. Os prédios históricos são belíssimos! Vale a pena a visita.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao blog. Temos muitas belezas no Brasil que são deixadas de lado pelos brasileiros. É muito bom saber que tem gente que aprecia.

    ResponderExcluir