sexta-feira, 18 de maio de 2012

CHAPADA DIAMANTINA - BAHIA - BRASIL - PARTE I


A Chapada Diamantina é um dos mais belos destinos turísticos para as pessoas que gostam de aventura, natureza e muito pé no chão! São inúmeras suas atrações e é até difícil tentar falar de todas as possibilidades.

Em razão disto, resolvemos tratar da região por partes, iniciando pela cidade de Lençóis, que tem a melhor infraestrutura da região para receber e atender às pessoas que chegam para explorar a chapada.

A cidade fica em uma altitude de 394 metros, o que, em determinada época do ano, faz com que esfrie bastante, principalmente à noite, com uma névoa encobrindo a paisagem, o que dá uma atmosfera de sonho! 
 

A cidade é linda, parecendo cenográfica, com arquitetura colonial e bem conservada!


Além disso, quando estivemos lá era época de São João, que é comemorado com grandes festas, as ruas estavam decoradas e coloridas, com muitas bandeiras e balões!



Lençóis data de meados do século XIX, tendo seu desenvolvimento ocorrido em razão da descoberta de jazidas de diamantes na região, passando a ser chamada na época de a Capital dos Diamantes.
Esta é a igreja Matriz do Rosário!


Dizem que a cidade recebeu este nome porque o rio passa formando espumas sobre os lajedos, criando a visão de um lençol rendado e bordado.




Com o fim da exploração dos diamantes, houve a criação do Parque Nacional da Chapada Diamantina, que deu novo impulso à cidade e à região, em razão do incremento do turismo.
E de fato a cidade tem uma excelente estrutura, com ótimos restaurantes e comida diversificada!


Existem também diversas opções para diversão noturna, obviamente para quem tem energia e disposição para encarar o programa depois de se esbaldar nos mais diversos passeios que são oferecidos na região e que requerem preparo físico!

Já estamos preparando o retorno, para conferir as trilhas que não pudemos fazer na primeira viagem!!!

6 comentários:

  1. Tô indo para lá e foi muito bom saber mais de Lençois.

    ResponderExcluir
  2. Já está me dando vontade de voltar e ver tudo de novo!!!
    E que belas fotos!!! Bjos

    ResponderExcluir
  3. A cidade de Lençóis é o diamante que restou, belo e eterno.

    ResponderExcluir
  4. Lençois realmente é linda!!!mais Andarai é muito mais,por isso não entendo por que falam tanto de Lençois se as bela cachoeiras estão em Andarai...
    CLAUDIO GONÇALVES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não postamos as cachoeiras, Cláudio! Mas gostei da dica de Andaraí. Estamos voltando à Chapada e não deixaremos de conhecê-la!

      Excluir
  5. A cidade de Lençóis é encantadora e muito charmosa. Eu amei!!!

    ResponderExcluir