quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

 
MAR MORTO

O Mar Morto é, na realidade, um lago que existe no Oriente Médio, entre Israel e a Jordânia, com pouco mais de 1.000 km², alimentado pelas águas do bíblico Rio Jordão, onde teria ocorrido o batismo de Jesus, estando abaixo do nível do mar (mais de 400 metros).


Dizem que é um mar fadado a desaparecer, porque as águas do Rio Jordão vêm sendo captadas para outros usos, como irrigação, dada a escassez de água potável na região. Em razão disto, constatou-se que, nos últimos cinquenta anos, o Mar Morto perdeu por volta de um terço de sua superfície – baixando mais ou menos um metro por ano - , inclusive em razão da evaporação. Pode ser preocupante, mas o espetáculo das margens cobertas com sal é de rara beleza!


A denominação Mar Morto decorre da grande quantidade de sal encontrado em suas águas, o que torna praticamente impossível a existência de peixes e outros seres, sendo nele encontradas somente algumas bactérias.
Além de todas estas peculiaridades, o cenário é realmente muito bonito, com as águas contrastando com a paisagem árida.

E interessante é que a água é cristalina, dá para ver as pedras do solo com facilidade!


E de fato, é uma experiência e tanto entrar nas águas do Mar Morto – tem um cheirinho peculiar – e se constatar que é preciso fazer um certo esforço para permanecer de pé, porque a excessiva quantidade de sal impulsiona o corpo para se manter na linha d’água. Daí a clássica fotografia com o jornal na mão, para provar que é possível permanecer boiando sem qualquer esforço!


Dizem que as cidades de Sodoma e Gomorra estavam nas proximidades do lago e foram tragadas por ele. De qualquer forma, no lado jordaniano, há uma formação rochosa que os locais dizem se tratar da mulher de Ló, que, ao voltar-se para Sodoma, contrariando as ordens de Deus, teria se transformado em estátua de sal.

Discussões à parte sobre a veracidade ou não da história, é bem interessante ver o efeito dado pelas rochas, lembrando que há também no lado israelense uma outra estátua que dizem também ser da mulher de Ló.
Às margens do Mar Morto estão concentrados hotéis e spas para tratamento com a sua conhecida lama, com toda a estrutura para que o turista ou paciente desfrute do local.


E, por fim, o pôr-do-sol que encanta pela singularidade da paisagem!

Um comentário:

  1. Amei, Amiga! Dá vontade de viajar imediatamente para conhecer pessoalmente essas belezas! Parabéns pelo post e pelas fotografias! Beijão.
    Bárbara

    ResponderExcluir