sexta-feira, 23 de março de 2012


TURISMETRÔ – SÃO PAULO - BRASIL



São Paulo, por seu tamanho e quantidade de opções, é destino de muitas pessoas, seja para fazer turismo ou para negócios, mas existe uma opção diferente para olhar pontos interessantes da cidade, o Turismetrô, que tem cinco roteiros pelos locais históricos em sábados e domingos, com guias bilíngües e especializados. E o deslocamento é feito pelo metrô!!!



Tudo começa na Estação da Sé. Primeiro, escolhemos uma entre as cinco opções de roteiros – o primeiro, Turismo na Sé - que o programa oferece, fazendo a inscrição em seguida (tem que fazer com até trinta minutos de antecedência) no balcão exclusivo lá existente. Depois compramos os bilhetes necessários!


Durante o percurso, os guias contam a história de São Paulo e há intervenções artísticas realizadas por atores que interpretam diferentes personagens em alguns pontos dos trajetos, contando curiosidades de uma forma divertida e dinâmica.


Saímos com destino a Estação São Bento. A partir daí, visitamos a Igreja de São Bento (com visita interna); Largo de São Bento; Praça Antônio Prado; Rua 15 de Novembro; Rua do Comércio;Largo do Café; Praça do Patriarca; Igreja Santo Antônio; Rua da Quitanda; Centro Cultural Banco do Brasil (com visita interna); Pateo do Collegio (com visita interna); Capela do Beato Padre Anchieta; Casa nº 1; Beco do Pinto; Solar da Marquesa (com visita interna); Centro Cultural da Caixa Econômica; Praça da Sé; e Marco Zero Catedral da Sé (com visita interna à Catedral).



O passeio dura cerca de 3 horas e é todo feito a pé, por isso é preciso ter uma certa disposição, mas o esforço é recompensado, porque a exposição dos guias equivale a uma verdadeira aula de história e a apresentação dos atores é realmente surpreendente!


Ademais, os detalhes da arquitetura desses imóveis seculares são de um esplendor indescritível!

O prédio do Centro Cultural Banco do Brasil data de 1927 e é extremamente bem conservado; possui muitos detalhes em latão que, de tão dourado, parece ouro. Para visitar o antigo cofre do Banco, que fica no subsolo do prédio, pegamos um elevador daqueles bem antigos, com portões de ferro. Lá, nos deparamos com as portas originais do cofre que impressionam pela largura, tamanho e peso.




É incrível como poucas pessoas conhecem essa opção de passeio em São Paulo! Esperamos retornar para fazermos os outros roteiros e conhecer mais da grande metrópole do Brasil!..


Um comentário:

  1. A urgência da vida nos cega para fatos, lugares e coisas especiais.Este blog nos alerta para este erro e nos conduz a novas formas de viver e contemplar a herança maravilhosa que temos.

    ResponderExcluir