sábado, 21 de abril de 2012


CENTRO HISTÓRICO – JOÃO PESSOA - BRASIL

O litoral nordestino é conhecido por suas belas praias de águas quentes, que atraem turistas do Brasil e do mundo, em busca de sol e calor. Ao lado desta atração, para aqueles que não querem se limitar a sal e sol, algumas cidades têm outros encantos, como João Pessoa, que possui um belíssimo e bem conservado centro histórico, com casario colonial, que foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional.

Primeiro, um pouquinho de história, que não faz mal a ninguém!
João Pessoa foi chamada inicialmente de Povoação de Nossa Senhora das Neves, com denominações sucessivas de Cidade de Nossa Senhora das Neves e Filipeia de Nossa Senhora das Neves; durante a dominação holandesa, seu nome foi alterado para Frederikstad, retornando ao nome anterior, e em 1817 passou a ser chamada de Parahyba. Finalmente, em 1930, adquiriu o nome atual, em homenagem ao político João Pessoa, que foi assassinado naquele ano em Recife.
A cidade iniciou nas proximidades do Rio Sanhauá, onde hoje está o centro histórico, que é bem cuidado, com casarios bem conservados e pintados em cores fortes, além de prédios bem interessantes em diversos estilos.



Além disto, existem lá muitas igrejas, como a de Nossa Senhora do Carmo, em estilo rococó, que fica na Praça D. Adauto, tem belos painéis em azulejo português e onde funciona a Arquidiocese.


Um pouco recuado em relação à rua, está o Centro Cultural São Francisco, composto pela igreja e convento, que tem estilo barroco e está em excelente estado de conservação e merece uma visita mais demorada, em razão do número e qualidade das atrações ali existentes.


Chama a atenção o painel existente no forro da nave da igreja, onde estão representados membros do clero e anjos músicos, e a riqueza dos altares e dos detalhes.




No adro da Igreja de São Francisco, existem painéis de azulejos que representam a paixão de Cristo, estando à frente do conjunto o cruzeiro.

O convento também impressiona, com imensos painéis em azulejo, merecendo um bom tempo para apreciação. E a vista do andar superior é belíssima!


Andando mais um pouco, chega-se à Catedral de Nossa Senhora das Neves, que está construída em um local elevado, tendo sido seus trabalhos iniciados em 1586, em taipa, e, depois de um longo período e várias reformas, tem atualmente um estilo eclético.

Um pouco mais à frente está a igreja de São Bento, na Avenida General Osório, com construção iniciada em 1600, em estilo barroco nordestino, tendo sido a construção tombada pelo Governo Federal em 1957.

Além disto, existem outras atrações a visitar, como o Hotel Globo, a Casa da Pólvora e o casario da Praça Antenor Navarro. Isso sem falar no Ponto de Cém Réis, que, por muito tempo, foi o centro da efervescência política e cultural da cidade!

5 comentários:

  1. Amei as fotos e as descrições!

    ResponderExcluir
  2. Que beleza!!! Dá vontade de pegar o carro e ir na mesma hora!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, super cultural as postagens dá vontade de visitar tudo mesmo, vou "viajar'sempre por aqui rssss

    ResponderExcluir
  4. cada dia melhor, parabens.

    ResponderExcluir
  5. Tendo oportunidade, vale a pena conhecer João Pessoa porque possui inúmeros monumentos históricos bem conservados, além de uma orla com bons restaurantes!!

    ResponderExcluir