sexta-feira, 13 de abril de 2012


SANTUÁRIO DOM BOSCO – BRASÍLIA - BRASIL


Localizado em plena zona urbana de Brasília, na movimentada avenida W3, próximo ao setor hoteleiro da Asa Sul, está o Santuário Dom Bosco, uma enorme igreja em estilo moderno - como toda a arquitetura da cidade – que se confunde com os demais prédios, não fossem as cruzes características dos templos católicos em sua fachada.



Ao entrar no prédio, a sensação é estonteante, um verdadeiro banho de luz azul!


A igreja foi construída para homenagear São João Bosco, padroeiro de Brasília, tendo sido projetada pelo arquiteto Cláudio Naves.

Conta-se que o santo, no século XIX, sonhou com grandes riquezas em determinado ponto do planalto central do Brasil, o que foi determinante para a escolha do local onde foi erguida a cidade de Brasília. As portas do santuário têm relevos que contam os sonhos de São João Bosco.



Quando se está dentro da igreja, nota-se que se compõe de colunas de 16 metros de altura, com arcos góticos no topo, decoradas com vitrais em diversas tonalidades de azul com detalhes em branco, que, dependendo do ângulo do sol, dão uma luminosidade diferente a cada hora do dia.


Também existem colunas em tom de rosa nos cantos do edifício.

Chama a atenção o imenso lustre que fica no centro da igreja, que tem 3,5 m de altura, 5 metros de diâmetro e se compõe de 7.400 peças de vidro Murano, pesando cerca de 3.000 kg!


Por sua vez, o altar se constitui em um bloco maciço em mármore cor de rosa, com um enorme Cristo crucificado em cedro, contando a igreja, ainda, com grandes imagens do santo padroeiro e da Virgem Maria.


Realmente, uma ilha de luz e de tranquilidade, com acesso a todos durante todo o dia, podendo-se fazer a visitação entre 8:00 e 18 horas.


Ou seja, dá para escapar do estresse das reuniões, do trabalho, do trânsito e mergulhar um minutinho na atmosfera de tranquilidade e esplêndida beleza da igreja!!

2 comentários:

  1. Como foi que não vi isso tudo lá??? Vocês têm outros olhos para captar os detalhes que fazem toda a diferença!!
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Essa experiência eu vivi e realmente é impar a sensação que se apodera de cada pessoa ao ser inebriada pela cor azul. Uma tranquilidade, um abandono....Nem dá vontade de sair...

    ResponderExcluir