segunda-feira, 7 de maio de 2012

PARNAÍBA - PIAUÍ - BRASIL


Parnaíba está localizada no pequeno litoral do Piauí, sendo a segunda cidade do Estado.
Existem várias explicações para o seu nome, dizendo alguns que o significado é rio de águas barrentas; outros afirmam que recebeu este nome em homenagem à vila de Parnaíba, em São Paulo, onde nasceu Domingos Jorge Velho; e há quem diga que tem origem no nome de uma faca – Parnahiba – que veio com os primeiros fazendeiros que habitaram o local.

Parnaíba é a porta de entrada para o Delta do Parnaíba e também para os Lençóis Maranhenses, motivo porque o turismo vem sendo incrementado na região, apesar de a estrutura ainda deixar a desejar.

A cidade é interessante, com uma parte histórica que vem sendo recuperada, notadamente no Porto das Barcas, onde foi feita a restauração de vários imóveis, com a instalação de bares, cafés e restaurantes, frequentados por moradores e turistas principalmente ao cair da tarde e à noite.



Na Praça da Graça fica localizada a catedral, Matriz de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça, que foi construída no ano de 1770 em estilo barroco, mas houve sua descaracterização posterior causada por reformas.



Mesmo assim, vale a visita em razão de sua beleza, sem se esquecer de andar a esmo pela praça para sentir o clima da cidade.

Mas a maior atração é de fato o Delta do Parnaíba, único em mar aberto nas Américas e considerado o terceiro maior delta do mundo, somente atrás do Rio Nilo e do Mekong. O passeio é feito de barco, com lindas paisagens, como ilhas fluviais, mangues e dunas!




A única praia que está localizada no município de Parnaíba propriamente dito é a de Pedra do Sal, com muitas formações rochosas e águas turvas, onde é possível a prática de esportes, como surf e kite surf. Mas nas proximidades existem outras praias de rara beleza, além de algumas curiosidades, como a árvore esculpida pelo vento!





Também vale a pena conhecer a Lagoa do Portinho, que corre o risco de desaparecer, em razão do avanço das dunas.

Ah, e não se pode esquecer dos caranguejos pescados nos mangues da região, que, sozinhos, justificam a viagem!!

4 comentários:

  1. Ei, bacana. Vocês estão de parabens.

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha pensado em ir a Parnaíba.. Obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por mostrar as belezas do Piauí, um lugar fascinante que merece ser desbravado por todos que gostam do ecoturismo. Dilner.

    ResponderExcluir
  4. Parece que estou deprimido por ter perdido esse passeio...

    ResponderExcluir